Ser Chef de Cozinha hoje é uma ótima opção para quem quer ganhar bem fazendo o que ama. Porém é uma das profissões que mais trabalham duro e precisam ter técnicas e conhecimentos gerais.
Além do curso superior de gastronomia, há um curso especializado para formar unicamente Chef de Cozinha. Este curso tem a duração de 10 a 18 meses, dependendo do tempo disponível do aluno.
No total são 320 horas-aula, sendo realizadas as aulas uma ou duas vezes por semana nos períodos manhã, tarde ou noite. Além disso, são 23 matérias. Elas se desenvolvem em:
Técnicas Administrativas de um Chef de Cozinha
Para se tornar um excelente Chef de Cozinha, é preciso mais do que apenas conhecimentos gastronômicos. A gestão de toda a cozinha também é uma grande responsabilidade e é sempre do Chef.
- Técnica de Compras
- Visitas Técnicas de Conhecimento de Mercadorias
- Planejamento Nutricional de Cardápios
- Administração de Pessoal
- Custos e Formação de Preços
- Higiene e Saúde
Essas áreas são voltadas à gestão de mercadorias no estoque, gestão de comercialização, gestão da equipe – o que cada um faz e quanto recebe por aquilo.
Também se inclui o custeamento e margem de lucro. Claro que pode existir uma equipe especificamente financeira, porém a palavra final será do Chef de Cozinha, pois ele é o que tem maior conhecimento e autoridade sobre o produto.
Técnicas básicas da cozinha
Como dito anteriormente, o Chef é o que possui mais conhecimento culinário e gastronômico. Portanto, é necessário que ele aprenda técnicas e habilidades além de somente cozinhar.
E a seguir estão alguns dos módulos que trabalham nisso para entregar a melhor formação e ter excelentes profissionais atuando no ramo.
- Bases da Cozinha;
- Molhos Clássicos;
- Técnicas e Métodos de Cocção;
- Técnicas de Mise en Place;
- Enogastronomia;
- Aroma e Sabor;
- Técnicas de Garde-Manger;
Técnicas Culturais
As técnicas culturais, que estudam os costumes gastronômicos do mundo todo, são um conhecimento considerado muito importante no currículo do candidato à Chef de Cozinha.
Todas as especificações citadas abaixo, que são um diferencial para a vaga, são desenvolvidas em módulos no Curso de Chef de Cozinha em Curitiba.
- Cozinha Clássica;
- Cozinha Contemporânea;
- Cozinha Nacional e Internacional;
- Gastronomia Brasileira;
- Gastronomia Árabe;
- Gastronomia Italiana;
- Gastronomia Francesa;
- Cozinha Criativa;
- Gastronomia Funcional;
- Sobremesas Clássicas.
Mercado de trabalho do Chef de Cozinha
Em conclusão, o curso específico para se tornar um Chef profissional, varia de 10 a 18 meses de acordo com o tempo que o aluno dispõe para o aprendizado. São exigidos 360 horas-aula para ser concedido o certificado de conclusão de curso.
Profissionais capacitados no curso de cozinheiro estão preparados para participar ativamente do mercado gastronômico, uma vez que esse setor está em constante expansão. Além disso, por meio da certificação, o chefe estará apto a trabalhar nas principais cozinhas mundiais (e de qualquer porte), alcançando sucesso na sua área de atuação.
Por se tratar de uma área que oferece diversas oportunidades de atuação, ela exige um profissional com disposição e capacidade de se adaptar a diversos espaços e ambientes.
Portanto, com as mudanças sociais e econômicas dos últimos tempos, o conhecimento gastronômico começou a ser aplicado em espaços como os food trucks e as feiras de opções culinárias nas pequenas e grandes cidades.
Além disso, as cozinhas industrializadas também aparecem como um ramo promissor para os chefs. Ou seja, o mercado de trabalho se mostra totalmente aquecido, e oferecendo diversas possibilidades.
A Escola Viva Avante oferece o Curso de Chef de Cozinha em Curitiba com um ensino de alta qualidade para formar grandes profissionais na área, além de vários outros cursos: tanto de gastronomia, como em diferentes ramos.
Todos os módulos acima fazem parte da grade curricular e todos são bem especificados e explorados durante o período do curso. Para se destacar no mercado de trabalho, faça já sua matrícula pelo WhatsApp!