O Técnico em Informática é um profissional de alta importância nas empresas, levando em conta que nos dias de hoje o uso da tecnologia aumentou drasticamente.
Suas funções vão desde a identificação de um problema no hardware, até a solução de um software. O gerenciamento de informações virtuais também passa por ele, por mais que tenham alguns profissionais específicos para isso.
Instalação e configuração de softwares e redes também são suas funções, além de que ele é uma pessoa apta a fazer pequenas manutenções em websites e sistemas de automação.
Onde o profissional pode atuar?
Como hoje estamos vivendo na era virtual, o Técnico de Informática encontra necessidade do seu serviço em praticamente todos os lugares e empresas. As áreas do TI são bem amplas.
Segundo a Forbes, após o surgimento da pandemia, 76,2% das empresas já implementaram estratégias e planos de transformação digital. Isso significa um grande aumento de empresas que precisarão de mais técnicos de informática, pois o uso de eletrônicos só faz crescer.
Ter um breve conhecimento de marketing digital já faz o profissional se destacar no mercado de trabalho. Como ele será o responsável por dados e gerenciamento deles, a análise pode levá-lo a ter ideias para novas estratégias.
O local então de atuação do Técnico de Informática se expande cada vez mais com o passar do tempo, e a tecnologia é o que fará o futuro se mover.
Hoje no Brasil, o Técnico de Informática registrado, ganha em torno de R$ 1.665,00, podendo chegar até R$ 2.164,00. Mas é claro que essa média de valor é para as pessoas que se estabilizam em uma empresa apenas. Um profissional da área, autônomo, que presta serviço para diferentes pessoas e corporações, pode ganhar muito mais, mas aí vai da demanda que a pessoa atende.
Requisitos para ser um bom técnico em informática
Como é uma profissão voltada à inovação, o profissional precisa estar sempre se atualizando sobre o mundo da tecnologia, acompanhando os lançamentos, e até desenvolvendo algo, quem sabe.
Quanto mais longe profissionalmente for a pessoa, mais ela se torna conhecida no ramo em que atua. Isso se torna um diferencial no mercado de trabalho.
Claro que ter o conhecimento pleno sobre todas as linguagens de programação é quase impossível, mas tendo em média umas quatro principais (que melhor se encaixam na sua atuação), também já é um bom destaque dos outros.
Outro ponto importante, é aprender inglês. Na tecnologia, a grande maioria das coisas vem em inglês – principalmente as linguagens de programação -, e ter o domínio da língua facilita o trabalho demais.
Algumas pessoas passam por faculdades e se formam em Análise de Desenvolvimento de Sistemas, ou Tecnologia da Informação, mas a verdade é que não há a necessidade do curso superior.
Obviamente ele vai ajudar muito, além do diploma, mas hoje muito aprendizado está na internet e as empresas querem conhecimento. Poucas ainda colocam o diploma como um requisito, agora está voltando a ser um diferencial.
Existem cursos profissionalizantes: eles são mais curtos e mais baratos, mas mesmo assim têm um ensinamento sólido e eficaz. A Escola Viva Avante compreende a necessidade do mercado hoje e oferece um Curso de Informática em Curitiba preciso para a inserção no mercado.
Não perca tempo! Se destaque agora mesmo no mercado e se prepare para ser um excelente profissional, começando pela inscrição no nosso curso via WhatsApp. Colocando o conhecimento passado nele junto com as dicas apresentadas neste artigo, você será muito requisitado no seu ramo de atuação!